Era uma vez um chef austríaco que estava preparando um banquete, quando se confundiu, errou uma receita e fez surgir um dos bombons mais apreciados do mundo. O doce fez sucesso na festa, mas tinha nascido tão por acaso , que nem o chef conseguia repetir o próprio erro. Depois de muito trabalho, ele chegou ao resultado desejado.
Pode até ser lenda, mas é a versão mais popular da origem desse famoso bombom.
O doce ganhou esse nome por causa da sua semelhança com um fungo subterrâneo encontrado principalmente na Europa : a trufa .
Um pouco sobre a trufa , o fungo
São muitas as espécies de trufas, mas as mais conhecidas e utilizadas na gastronomia são : Tartufo Bianco Pregiato (Tartufo bianco d'Alba), Tartufo Nero Pregiato ( Tartufo nero invernale), Tartufo Nero d'estate ( Tartufo Scorzone) e Tartufo Bianchetto .
Embora existam em várias partes do mundo, as trufas mais famosas são as da França e da Itália . Na França reina a trufa negra (tartufo nero), considerada o diamante negro da cozinha .
Já a trufa branca é encontrada principalmente na Itália, na região de Alba . Para a "caça às trufas ", os trufeiros se utilizam do importante trabalho de cães farejadores. A trufa branca é a mais rara e cara .
Os preços das trufas variam bastante. O quilo de algumas pode custar em torno de 300 euros, de outras, 3 mil euros, e pode chegar a valores bem maiores, como 100 mil euros.
De volta à trufa , o chocolate
As trufas são mais uma das maravilhas que podemos fazer com chocolate. A receita é bem simples. Primeiro é feito um ganache de chocolate. Acrescento uísque a ele para dar um sabor especial*. Depois faço bolinhas com o ganache e as mergulho em chocolate derretido . Por último , envolvo o bombom em chocolate em pó com 50% de cacau. Estão prontas a trufas .
A receita é simples, mas os cuidados na elaboração e a escolha de ingredientes de alta qualidade, deixam a trufa extremamente macia e saborosa. Um deleite.
* Ganaches com bebida alcoólica têm um prazo de validade maior .
Nenhum comentário:
Postar um comentário